Rebalanceamento de Carteira

Nelogica

Entendendo o Desafio

Essa case foi o desenvolvimento de uma funcionalidade para o Home Broker da Nelogica, uma aplicação para análise e negociação de ativos na bolsa de valores, sendo vendido como um produto b2b no qual ela vende ele para outras empresas como os parceiros no qual trabalhei: Nubank, C6 Bank, Sicoob e Sicredi, sendo assim, a funcionalidade deve ser desenvolvida pensando tanto no produto principal que será apresentado, quanto nas empresas que utilizam esse produto e claro, os seus usuários.

O desafio em questão começou em conversas entre eu, o líder de UX da Nelogica que na época em que eu estava presente era o Renan Paz, e o líder de desenvolvimento Web. Nessas conversas buscamos indagar sobre o uso dos usuários na aplicação e a gestão de sua carteira.

Em nossas primeiras conversas, percebemos que os usuários entravam na plataforma para aprender mais sobre a negociação de ativos no mercado financeiro, realizar estudos dos ativos e inserir indicadores, entretanto, ao decorrer do tempo eles tinham um comportamento de acessar cada vez menos a plataforma. E isso acontecia principalmente pelo comportamento dos investidores do mercado financeiro que ao aprender sobre o mercado, naturalmente iriam explorar as ferramentas e funcionalidades e definir seu objetivo de investimento, e quando tivessem com esse objetivo definido iriam utilizar alguma plataforma ou ferramenta de terceiro.

Após essas conversas, comecei então a me aprofundar no processo de pesquisa e exploração do problema, e com isso, optei por utilizar o Double Diamond, que é um processo de design, que irei abordar as etapas a seguir.

Double Diamond e suas 4 etapas do processo de Design.

Descobertas

Na primeira etapa eu comecei a realizar pesquisas na internet por bolsa de valores, gerenciamento de carteira e como criar um objetivo de investimento, visto que o acesso aos usuários da aplicação não seria possível por conta da cultura de pesquisa e uso de dados da empresa, apesar disso, foi possível encontrar bastante informação sobre o assunto na internet.

Sites no qual eu utilizei como base para a etapa de descobertas.

Com a etapa de descobertas definidas, eu entendi que os investidores a longo prazo fazem o processo de rebalanceamento de sua carteira, isto é, em poucas palavras significa que ele tem um objetivo de investimento e quando eles veem que sua carteira não está seguindo seu plano, eles fazem o processo de rebalancear, para ficar melhor a explicação, eu darei um exemplo: Imagine que você tem em sua carteira as ações da Petrobras, Vivo e Positivo e por alguma razão você quer diminuir a sua posição na positivo, com isso você vai diminuir a quantidade de ações que você tem da positivo e vai aumentar da Petrobras e da Vivo, esse processo se chama rebalancear carteira.

Com essas definições de que precisaríamos de um rebalanceamento de carteira, me aprofundei na análise de concorrentes para entender as soluções que tem no mercado e como poderíamos trazer uma proposta com maior valor. Ao pesquisar na internet sobre essa funcionalidade, me deparei com três ferramentas: planilhas, StatusInvest e a Smarttinvest.

Benchmark de concorrentes

Esses três concorrentes trazem a possibilidade de você fazer o acompanhamento de sua carteira de investimentos, entretanto, eles têm seus diferenciais. No caso da planilha você consegue personalizar ela toda, porém, você precisa ter conhecimento da ferramenta e caso faça alguma compra e venda de ativos no home broker, precisará atualizar as informações na planilha também. Já a StatusInvest possui fonte de notícias e você consegue ver a cotação atualizada, precisando então adicionar somente os ativos, entretanto, ainda sim é tudo manual. Uma plataforma diferenciada que encontrei e que achei relevante foi a SmarttInvest que traz a parte de acompanhar e gerenciar sua carteira, além do rebalanceamento que pode ser feito pela própria plataforma, entretanto, você só consegue fazer integração com alguns Home Brokers que não é o caso do produto da Nelogica, e dessa forma, o investidor precisa então fazer de forma manual a integração.

Definições

Após a etapa de descobertas, entrei em contato com o líder de UX e o líder de desenvolvimento para conversarmos sobre a ferramenta, então reuni as informações que encontrei e conversamos sobre a possibilidade de desenvolver o Rebalanceamento de Carteira, mas claro, iria precisar de mais dados, essa conversa inicial seria mais para deixar ambos atualizados sobre o progresso e coletar dados que poderiam ser relevantes para as próximas etapas.

Em nossas conversas, pude perceber que precisaríamos de uma interface simples que deveria ser colocada em outro local da aplicação, isto porque a tela inicial já continha muitas ferramentas e poderia deixar os usuários ainda mais confuso. Além disso, seria necessário ter gráficos para o investidor realizar suas análises e comparar sua carteira atual com seu objetivo de investimento.

Desenvolvimento

Após o alinhamento com a liderança, comecei a pensar sobre as funcionalidades que deveriam estar presente nessa primeira versão.

Para exemplificar e organizar melhor meus pensamentos, criei então um fluxograma da tela inicial do usuário:

Fluxograma da tela inicial do Rebalanceamento de Carteira

Nesse fluxograma, defini que as funcionalidades iniciais seria a possibilidade do usuário rebalancear seus ativos, desabilitar algum ativo caso ele não queira que esse ativo seja contabilizado na sua carteira, a edição, e o investir saldo, que a pedido do líder de desenvolvimento, o usuário poderia investir um saldo de sua preferência, como por exemplo, se o usuário tivesse R$1000 disponíveis, a ferramenta iria distribuir esse valor entre seus ativos, considerando seu objetivo de investimento.

Após criar o fluxo da tela inicial, comecei a desenhar como seria o passo a passo para o usuário que entra pela primeira vez na ferramenta, e faz-se necessário, a configuração do seu objetivo de investimento.

Fluxo dos usuários que entram pela primeira vez na ferramenta.

Nesse segundo fluxograma, a ideia seria do usuário passar por um processo em etapas dividas onde teria uma parte que iria exportar seus ativos (caso ele já tivesse comprado algum no Home Broker) e após a configuração, ele iria poder rebalancear seus ativos e ir para a tela inicial.

Com esses fluxos desenhados, segui para o desenho dos wireframes, para ser possível idealizar a interface e pudesse voltar a conversar com as equipes que estavam interessadas no projeto. Ao realizar os esboços, foquei em ter wireframes de alta qualidade para que pudesse testar várias versões da interface.

E também fez-se necessário o desenho dos wireframes para a versão mobile:

Com esses wireframes desenhados, considerei as funcionalidades de comparação dos ativos e a possibilidade dos usuários terem gráficos, e por isso, foram realizados vários testes.

Após a criação do fluxograma e dos wireframes, me reuni com os desenvolvedores e com o líder de UX para que pudesse apresentar as ideias e pudéssemos escolher quais seriam a versão final da interface, e em longas conversas e ajustes na interface por conta de viabilidade técnica, chegamos nessa versão:

E com os objetivos definidos, as expectativas gerenciadas, comecei então a etapa final deste projeto, que é a criação dos desenhos da interface em alta qualidade.

Entregas

Durante essa etapa foram desenhadas as interfaces da funcionalidade por etapas, onde cada semana tinhamos entregas, e durante esse processo foi incluído os desenvolvedores para conversas esporádicas para entender se as necessidades deles estavam sendo atendidas, se tinha alguma dúvida quanto aos desenhos e se precisava de alguma alteração.

Logo abaixo temos alguns printscreens da funcionalidade em sua versão final:

E em paralelo foi feita a versão mobile, pensada com boas práticas com o Mobile First:

Após a etapa de entregas, o projeto foi desenvolvido com sucesso e atualmente ele está sendo utilizado pelos usuários do Home Broker, as próximas etapas seriam a de acompanhamento para entender o impacto e coletar insights dos usuários.

Conclusão

Após o desenvolvimento da funcionalidade de Rebalanceamento de Carteira, foi possível atender às expectativas dos líderes de UX e desenvolvimento, além de garantir que os usuários tivessem uma experiência mais completa e integrada dentro do Home Broker. Através do uso do processo Double Diamond, foi possível explorar e compreender melhor o problema e as necessidades dos usuários, gerando insights valiosos para o desenvolvimento da solução. O acompanhamento contínuo e a colaboração com desenvolvedores foram fundamentais para a criação de uma solução viável e com grande valor agregado para os usuários.

Contato

Estou à disposição para ajudar no que precisar, sinta-se livre para me contatar!

Contato

Estou a disposição para ajudar no que precisar, sinta-se livre para me contatar!

Design & Código por: Marco Vinicius

Design & Code by: Marco Vinicius

plugins premium WordPress

Contato

Preencha o formulário abaixo e lhe responderei o mais rápido possível!